Os clássicos sete dons são chamados de dons se santificação. Na caminhada de santidade pessoal o Espírito Santo dota-nos, como batizados no Corpo Místico de Cristo, de virtudes sobrenaturais e dos dons infusos. São chamados infusos, pois eles são introduzidos, ou seja, derramados dentro de nós no Sacramento do Batismo e confirmados pessoalmente na Crisma. A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito.
Vamos estar postando para você seguidor desse blog os dons do Espírito Santo, não todos na mesma página, mas em separado, para você meditar com carinho cada um deles.
Primeiro dom do Espírito Santo
a) Dom da sabedoria
O primeiro e mais excelso desses dons é o da sabedoria, que é uma luz que se recebe do Alto: é uma especial participação naquele conhecimento misterioso e supremo, que é próprio de Deus. Esta sabedoria superior é a raiz de um conhecimento novo, conhecimento impregnado de caridade, graças ao qual a alma adquire, por assim dizer, familiaridade com as coisas divinas e as saboreia. São Tomás de Aquino fala justamente de "um certo sabor de Deus", pelo qual o verdadeiro sábio não é simplesmente aquele que conhece as coisas de Deus, mas aquele que as experimenta e as vive. O dom da sabedoria é um conhecimento saboroso e amoroso de Deus, que não se consegue através de uma investigação, mas por graça do Espírito Santo. Além disso, dá-nos uma especial capacidade de julgar as coisas humanas segundo o modo de Deus, na luz de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário