PENTECOSTES HISTÓRIA
Chegou o dia de
Pentecostes, uma festa muito importante para os judeus. Devia haver muita gente
em Jerusalém. Uma cidade que, naquele tempo, tinha cerca de 60 mil habitantes chegava
a receber mais de 125 mil peregrinos nas ocasiões das festas judaicas. A
comunidade dos seguidores de Jesus também estava em Jerusalém para celebrar
este momento.
Nas suas origens, a solenidade judaica de Pentecostes era uma festa agrícola de agricultores em que se ofereciam a Deus os melhores feixes da colheita. Chamava-se então festa da colheita. Era celebrada sete semanas após o início colheita. Por isso, também se chamava festa das semanas. (Dt 16,9-12). Era uma festa de alegria, precedido por vários mutirões. Os agricultores juntavam as forças para fazer a colheita da produção de cada família. A colheita era colocada nas eiras, perto das vilas e das roças. As eiras eram um tipo de terreiro batido, como existem em nossas roças ou sítios, para secar café. Era um encontro festivo das famílias e também de partilha com os necessitados.
Com o passar do tempo, para entender melhor a festa de Pentecostes é necessário ligá-la a festa de Aliança no Sinai, quando Deus celebrou a o pacto com seu povo pela ocasião da libertação do povo da escravidão do Egito (Dt 16,1-8). Ligando a esse fato a festa de Pentecostes tornou-se a festa da renovação da Aliança de Deus com o povo (Dt 16,9-12). Foi a partir das reformas de Esdras e Neemias, em meado do século V antes de Cristo, que a festa de Pentecostes passou a celebrar o dom da Lei no Sinai, a festa da Aliança entre Deus e o povo (Ne 8).
Como a festa de Pentecostes tornou-se a festa da Lei, nem todas as pessoas podiam participar. Só os puros. Muita gente ficava de fora. Contudo, havia um jeito de a pessoa se purificar: ela devia levar ofertas ao Templo e pagar os tributos religiosos em dia. Os sacrifícios para purificação tinham um preço muito alto, impossibilitando os pobres o cumprimento da lei (Lv 12,8; Lc 2,24).
Na época de Jesus a lei do puro e impuro excluía muitas pessoas da participação no Tempo e na sociedade. Jesus rompeu com essa lei. Ele começou a conviver com os pobres, doentes, deficientes físicos, estrangeiros, mulheres excluídas...
Pentecostes passou ser era uma das grandes festas de peregrinação. No tempo de Jesus, judeus de toda parte do país acorriam a Jerusalém para as grandes festas religiosas, principalmente a da páscoa. Vinha também muitas caravanas de judeus estrangeiros, de fato, o povo judeu não era somente aquele do território palestinense. Com o helenismo o judaísmo tinha se tornado uma religião transnacional. Havia judeus espalhados por todas as partes do mundo conhecido. Mesopotâmia, Síria. Arábia, Ásia Menor, Egito, Grécia, Alexandria, Antioquia e Roma. Por causa da distância e da demora das viagens, muitas caravanas iam a Jerusalém para a festa da Páscoa e permaneciam por ali esperando a festa próxima de Pentecostes.
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