sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Carismas da palavra

Dom da profecia ou palavra de revelação



“Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas, sobretudo, ao da profecia” (1Cor 14,1). Profetizar é falar em nome de Deus. É dizer uma mensagem de Deus para o homem. É uma mensagem de Deus pessoal e para agora, para o momento em que estamos vivendo. É um diálogo de Deus com os homens: “Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los” (1Cor 14,3). É Deus que nos fala através de uma pessoa para nos orientar, corrigir, exortar, encorajar, falar do seu amor e nos levar a amar mais a Ele e a nossos irmãos.

*  Edificação: “construir. A profecia é dada para edificar a Igreja, para construí-la espiritualmente, e elevá-la. Exemplo de edificação: “Povo meu, deixa vossos corações entoarem cânticos para mim, pois vosso Senhor e vosso Deus se rejubila, em vós. Alegrai-vos!”

*    Exortação: Será uma palavra de chamada de atenção. Exemplo de exortação: “Sabei que eu sigo adiante de vós, sabei que vou adiante e vós, povo meu. Segue-me! Segui-me e sabei que estou convosco aonde fordes e o que quer que façais”.

*   Consolação: Reanimar. Exemplo de consolação: “Deixai que minha paz vos encha, deixai, filhinhos meus, vossa perturbações e vossas preocupações, em meu coração. Na quietude de vossos corações deixai que o meu Espírito Santo vos assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário