segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Liturgia

O que é liturgia?
 
A palavra LITURGIA vem do grego “ leiturgia “, ou seja, léitosérgon : ação do povo, melhor, ação em favor  do povo. Originariamente, toda ação gratuita de pessoas ou grupos em favor do povo em geral, como os jogos olímpicos, jogos públicos, etc, era chamada LITURGIA. Mais tarde, o culto oficial dos sacerdotes do Antigo Testamento em favor do povo foi chamado de liturgia. Também todo serviço de uma parte em favor do todo, como por exemplo o serviço da mão em favor do corpo, foi chamado de Liturgia. Assim em São Paulo. Podemos dizer o culto prestado por Cristo ao Pai a serviço dos homens, toda a obra da salvação, constitui uma liturgia. São os ritos da Igreja Católica como os Sacramentos. Além disso, temos outros ritos e cerimônias religiosas, como o Ano Litúrgico, o Ofício das Horas, as Exéquias, as Bênçãos, e assim por diante.

ODO CASEL, grande liturgista ( 1948 ):“ Liturgia é o Mistério do culto de Cristo e da Igreja"

PIO XII, na Mediator Dei: “A liturgia é o culto público e total do Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros “

CONCÍLIO VATICANO II: “A Liturgia é o exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e, de modo peculiar a cada sinal, realizada a santificação do homem ; e é exercido o culto de Cristo, Cabeça e membro. “ ( S.C.7 ) “ A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força. “ ( S.C. 10 )

MEDELLIN : “A Liturgia é ação de Cristo Cabeça e de seu Corpo que é a Igreja. Contém, portanto, a iniciativa salvadora que vem do Pai pelo Verbo e no Espírito Santo, e a resposta da humanidade naqueles que enxertam pela fé e pela caridade, no Cristo, recapitulador de todas as coisas “ ( Doc. Med. 9, 2 )

PUEBLA : “O Pai, por Cristo e no Espírito Santo, santifica a Igreja e, por ela, o mundo : mundo e igreja, por sua vez, por Cristo, e no Espírito Santo, dão glória ao Pai. A Liturgia, como ação do Cristo e da igreja, é o exercício do sacerdócio de  Jesus Cristo, é o ápice e a fonte da vida eclesial ( Pu 917 – 918 )

No Antigo Testamento, a palavra liturgia é empregada para designar o Culto prestado a Deus pelos sacerdotes judeus.

Os primeiros cristãos passaram a empregar a palavra liturgia para designar o Culto prestado a Deus Pai por Cristo na Igreja .
   
Para nós cristãos, a liturgia é a maneira de glorificar Deus e seu filho, Jesus Cristo, através das cerimônias e orações que realizamos na Igreja.

 A liturgia é uma ação de Deus, para que os seres humanos recebam, por meio dos sinais, a graça divina, alcançando a salvação.

Liturgia é uma obra de Deus, manifestada por sinais. Deus usa sinais para comunicar-lhe a sua graça, os seus favores, a sua bondade e principalmente a sua justiça. Alguns dos sinais que Deus usa para manifestar-se são muito especiais ; esses sinais de Deus chamam-se Sacramentos.
   
Conforme o Vaticano II, liturgia é o exercício da função sacerdotal de Cristo, no qual se presta a santificação do homem, da mulher, pelos sinais sensíveis e no qual o culto público integral é realizado pelo Corpo Místico de Cristo que é a Igreja. Assim, toda celebração litúrgica, enquanto é ação de Cristo Sacerdote o do seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência e a qual nenhuma outra ação da igreja, se pode equiparar.

A liturgia é Oração da Igreja, e ato de Cristo, como sacerdote Eterno, através dos seus ministros. Nenhuma oração particular se pode comparar com a oração litúrgica da Igreja.

A liturgia é Ápice da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana todo o seu vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário