segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Espírito de Deus no Antigo Testamento

Livro do Gênesis

1.No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gn 1,1-2)

2.Então o Senhor Deus formou o ser humano com o pó do solo, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e ele tornou-se um ser vivente. (Gn 2,7)

3.E o Senhor disse: “Meu espírito não animará o ser humano para sempre. Sendo apenas carne, não viverá mais do que cento e vinte anos”. (Gn 6,3)

4.Então Deus se lembrou de Noé e de todos os animais selvagens e domésticos que estavam com ele na arca. Fez soprar um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.(Gn 8,1)

5.Depois esperou mais sete dias e tornou a soltar a pomba. Pela tardinha, a pomba voltou com uma folha de oliveira recém arrancada no bico. Assim Noé compreendeu que as águas se haviam retirado da terra. Esperou outros sete dias e soltou a pomba, e ela não voltou mais. (Gn 8,10)

Livro do êxodo

1.Pegarás o óleo de unção, ungirás a morada e tudo o que nela estiver, consagrando-a assim com todos os seus pertences, e ela será santa. (Ex 40,9)

2.Depois revestirás Aarão com as vestes sagradas e o ungirás, consagrando-o para que me sirva como sacerdote. Farás seus filhos aproximar-se e, depois de revesti-los com as túnicas, os ungirás como ungiste o pai, para que me sirvam como sacerdotes. “Esta unção lhes há de conferir o sacerdócio perpétuo por todas as gerações”. Moisés fez tudo exatamente como o Senhor lhe havia ordenado. (Ex 40,13-16)

Livro do Levítico

1.O sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não deverá deixar os cabelos soltos, nem rasgar as vestes. (Lv 21,10)

Livro dos Números

1.O Senhor disse a Moisés: “Reúne-me setenta homens dentre os anciãos de Israel, que tu conheces como sendo anciãos e magistrados do povo, e traze-os à Tenda do Encontro,onde devem esperar contigo. Descerei ali para falar contigo. Retirarei um pouco do espírito que há em ti e o darei a eles, para que te ajudem a carregar o peso do povo, e não sejas sozinho a suportá-lo. (Nm 11,16-17)

2.Depois de sair para comunicar ao povo as palavras do Senhor, Moisés reuniu setenta homens dentre os anciãos do povo e colocou-os ao redor da Tenda do Encontro. O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o pôs sobre os setenta anciãos. Assim que pousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro, Medad. O espírito pousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles se puseram a profetizar no acampamento. Um jovem foi correndo avisar a Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu senhor, manda que eles se calem”. Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!” Em seguida, Moisés recolheu-se ao acampamento com os anciãos de Israel. (Nm 11m24-30)

3.Levantando os olhos, viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre Balaão, (Nm 24,2)

4.O Senhor disse a Moisés: “Toma Josué filho de Nun, homem de grandes qualidades, e impõe a mão sobre ele. Coloca-o de pé diante do sacerdote Eleazar e de toda a comunidade e passa-lhe o cargo à vista deles. Depois impôs as mãos sobre ele e passou-lhe o cargo, como o Senhor tinha dito a Moisés. (Nm 27,18.23)

Livro do Deuteronômio

1.E Josué filho de Nun ficou cheio do espírito de sabedoria, pois Moisés lhe tinha imposto as mãos. Os israelitas lhe obedeceram e agiram como o Senhor tinha ordenado a Moisés. (Dt 34, 9)

2.Otoniel. O Espírito do Senhor veio sobre ele, que se tornou juiz de Israel. (Jz  3,10)

3.Gedeão. O espírito do Senhor apoderou-se de Gedeão, e ele tocou a trombeta e convocoua casa de Abiezer para que o seguisse. (Jz 6,34)

4.Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu, e o Senhor o abençoou.O espírito do Senhor começou a agir nele no Campo de Dã, entre Saraá e Estaol. (Jz 13, 24)

5.O espírito do Senhor apoderou-se de Sansão que, sem nada na mão, esquartejou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou aos pais o que fizera. (Jz 14,6)

6.Então o espírito do Senhor apoderou-se de Sansão. Ele desceu a Ascalon, matou ali trinta homens, despojou-os e deu as mudas de roupa aos que adivinharam o enigma... (Jz  14,19)

Livro primeiro Samuel

1.Ao ouvir essas palavras, Saul foi tomado pelo espírito de Deus e encheu-se de indignação. (1Sm 11,6)

2.O espírito do Senhor retirou-se de Saul. Entretanto veio sobre ele, da parte do Senhor, um espírito deprimente. (1Sm 16,14)

3.Então Saul mandou emissários com a ordem de prender Davi. Mas, ao ver a comunidade dos profetas em transe, com Samuel à frente, foram tomados pelo espírito de Deus e começaram também a cair em transe. Quando isto foi relatado a Saul, mandou outros emissários, e também esses caíram em transe. Novamente, enviou um terceiro grupo, os quais também caíram em transe. (1Sm 19,20-21)

4.Foi então para Naiot em Ramá. Sobreveio-lhe o espírito de Deus, e ele começou a caminhar em estado de transe até chegar a Naiot em Ramá. Despiu também suas vestes, estando em transe com os outros, na presença de Samuel; ficou caído por terra, nu, durante todo o dia e toda a noite... (1Sm 19,23)

Livro de Jó

1.Um Espírito passou, diante de mim, arrepiando-me os pelos do corpo. (Jó 4,15)

2.Foi o espírito de Deus que me fez e o sopro do Poderoso me deu a vida. (Jó 33,4)

3.Levai em conta a minha advertência e derramarei para vós o meu espírito e vos
apresentarei minhas palavras. (Pv 1,23)

4.Um broto vai surgir do tronco seco de Jessé, das velhas raízes, um ramo brotará. Sobre ele há de pousar o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e compreensão, espírito de prudência e valentia espírito de conhecimento e temor do Senhor. (Is 11,1-2)

5.Agora o Senhor Deus me enviou com seu espírito. (Is 48, 16b)

6.O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Enviou-me para levar a boa-nova aos pobres, para curar os de coração aflito anunciar aos cativos a libertação, aos prisioneiros o alvará de soltura; para anunciar o ano do agrado do Senhor... (Is 61,1,-2a)

7.O Senhor é a minha grande alegria, meu espírito está em festa pelo meu Deus, pois ele me vestiu de salvação... (Is 61,10a)

8.Como gado que desce para o vale, assim o espírito do Senhor os levou a descansar. Foi assim que guiaste o teu povo, de maneira a ganhar um nome maravilhoso. (Is 63,14a)

Livro de Ezequiel

1.Ele me disse: “Filho do homem, põe-te de pé! Quero falar contigo!” Logo que ele me falou, entrou em mim um espírito que me pôs de pé. Então eu ouvi aquele que falava comigo. (Ez 2,1)

2.Então o espírito me arrebatou e eu ouvi atrás um violento estrondo, no momento em que a glória do Senhor se elevou de seu lugar (Ez 2,12)

3.O espírito me arrebatou e me levou, e eu fui com ânimo amargurado e irritado, enquanto a mão do Senhor pesava sobre mim.(Ez 2,14)

4.Levantei-me e saí para a planície, e ali estava a glória do Senhor, tal como a vi junto ao rio Cobar. Caí prostrado, mas o espírito entrou dentro de mim e me pôs de pé... (Ez  3,23a)

5.Então o espírito me arrebatou e levou até à porta oriental do templo do Senhor, que está voltada para o leste. (Ez 11,1a)

6.O espírito do Senhor caiu sobre mim e mandou-me dizer: “Assim diz o Senhor: É isso mesmo que pensais, casa de Israel! Eu conheço vossas pretensões! (Ez 11,5a)

7.Então um espírito me arrebatou e me conduziu à Caldéia, até os exilados, em visão no espírito de Deus. A visão que havia contemplado desapareceu, e eu contei aos exilados
todas as coisas que o Senhor me tinha mostrado. (Ez 11,24a)

8.A mão do Senhor estava sobre mim, e o Senhor me levou em espírito para fora e me deixou no meio de uma planície repleta de ossos. (Ez 37,1)

9.Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Vou infundir-vos, eu mesmo, um espírito para que revivais. Eu vos darei nervos, farei crescer carne e estenderei por cima a pele. Porei em vós um espírito para que revivais. Então sabereis que eu sou o Senhor”. (Ez 37,5.6)

10.Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem, ó espírito, dos quatro ventos, soprar sobre estes mortos para que eles possam reviver!” Profetizei conforme me fora ordenado, e o espírito entrou neles... (EZ 37,9-10)

11.“Quando incutir em vós o meu espírito para que revivais, quando vos estabelecer em vossa terra, sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”. (Ez 37,14)

12.“Nunca mais ocultarei deles a minha face, porque derramarei sobre a casa de Israel o meu espírito – oráculo do Senhor Deus”. (EZ 39,40)

13.A glória do Senhor entrou no templo pela porta que dá para o lado leste. Então o espírito me arrebatou e me levou para o pátio interno, e vi que o templo ficou repleto da
glória do Senhor. (Ez 43,45)

Livro de Joel

1.Depois de tudo isso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes. E, então, todos os vossos filhos e filhas falarão como profetas: Os anciãos receberão em sonho suas mensagens e os jovens terão visões. Até sobre escravos e escravas derramarei naquele dia o meu espírito. (Jl 3,1-2)

Livro de Ageu

1.A palavra que vos dei quando saístes da terra do Egito, e o meu espírito estão firmes no vosso meio, não tenhais medo! (Ag 2,5)

Livro de Zacarias

1.Respondeu: ‘Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: Não será com a força nem com o poder e sim com o meu espírito, diz o Senhor dos exércitos. Quem és tu, montanha enorme, para Zorobabel? Não passas de uma planície. (Zc 4,6-7a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário