segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Espírito Santo nas Cartas Católicas e no Livro do Apocalipse de São João

Espírito Santo nas Cartas de São Pedro

1.Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que vivem como migrantes dispersos no mundo – no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia –,  eleitos conforme a presciência de Deus Pai e pela santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com o seu sangue: a vós, graça e paz em abundância. (1Pd 1,1-2)

2.Esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que estava destinada para vós. 11 Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória que viria depois. Agora vo-los anunciam aqueles que vos pregam a Boa-Nova em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; são revelações que até os anjos desejam contemplar! (1Pd 1,10-11.12)

3.De fato, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na existência humana, mas recebeu nova vida no Espírito. 19 No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20 aos que haviam sido desobedientes outrora, quando Deus usava de paciência  como nos dias em que Noé construía a arca. (1Pd 3,18-20)

4.Pois também aos mortos foi anunciado a Boa Nova, para que, mesmo julgados à maneira humana na carne, eles pudessem viver pelo Espírito, conforme o desejo de Deus. (1Pd 4,6)

5.Visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que pessoas humanas falaram da parte de Deus. (2Pd 1,21)

Espírito Santo na primeira Cartas de São João

1.Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. E que ele permanece em nós, sabemos pelo Espírito que nos deu. (1Jo 3,24)
  
2.A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu do seu Espírito. (1Jo 4,13)

3. Este é o que veio pela água e pelo sangue:Jesus Cristo (não somente pela água, mas pela água e pelo sangue), e o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. Assim, são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. (1Jo 5,6-8)

Espírito Santo na Carta de Judas

1.São eles que provocam divisões. São vulgares e não têm o Espírito. Vós, porém,  caríssimos, edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orai, no Espírito Santo, de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. (Jd 1,19-21)

Espírito Santo no Livro de Apocalipse de São João

1.No dia do Senhor, entrei em êxtase, no Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11 a qual dizia: “O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas, a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”. (Ap 1, 10,11)

2.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus’. (Ap 2,7)

3.O Espírito e a Esposa dizem: “Vem”! Aquele que ouve também diga: “Vem”! Quem tem sede, venha, e quem quiser, receba de raça a água vivificante. (Ap 22,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário